Saiba o que comer e o que evitar na ceia de Natal
No Brasil, a ceia natalina é composta basicamente por uma mistura de pratos tradicionais europeus. Acontece que nos países da Europa, o Natal acontece no inverno, e aqui no Brasil em pleno verão. Por isso, os pratos europeus são mais calóricos, elaborados com carnes gordas, nozes, frutas secas.
Para manter a tradição da ceia, não é preciso deixar de lado os princípios nutricionais. É perfeitamente possível criar uma ceia de Natal sem excessos de carnes gordurosas, abusando de temperos e ervas finas. Com a grande variedade de legumes e frutas cultivados no Brasil, podemos enfeitar pratos típicos das festas, como o peru e o chester, tornando-os mais apetitosos e saudáveis. As frutas podem também ser uma excelente opção de sobremesa ou fazer parte de saladas mistas e coloridas.
O que comer
Carnes de aves (peru, frango, chester), peixes, lombo de porco magro, saladas verdes, frutas da estação (manga, pêssego, ameixa, uva, etc), legumes diversos, arroz e farofa elaborados com vegetais picadinhos (adicione frutas à farofa), sobremesas (frutas frescas, gelatinas, o tradicional Panetone – com moderação). Frutas secas (uvas passas, tâmara, ameixa, damasco) e sementes (pistache, nozes, castanha, avelã), podem ser consumidos desde que haja moderação.
O que evitar
Carnes gordurosas (tender, leitão, costela, etc.), frituras, salgadinhos, alimentos muito condimentados, embutidos, maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar, etc), massas com creme ou molhos cremosos (prefira molhos à base de tomate), creme de leite, catupiry, chantilly, refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário